O Ensino Mediado por Tecnologias na Percepção de Futuras Pedagogas

  • Sidney Lopes Sanchez Junior Universidade Federal do Paraná
  • Patrícia Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Márcia https://orcid.org/0000-0003-3323-8771

Resumo

Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes na sociedade e fazem parte da vida cotidiana dos indivíduos, sobretudo nas salas de aula. A partir deste cenário, é fundamental uma ressignificação no processo de ensino e de aprendizagem. O uso das TDIC como estratégia de ensino possibilita ao professor elaborar diversas atividades pedagógicas, principalmente, no âmbito da Ensino Superior. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a percepção de futuras pedagogas sobre os conhecimentos que possuem acerca das TDIC, bem como analisar os pontos positivos e negativos da utilização das TDIC nas práticas de ensino. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade privada do Estado do Paraná. Nesse contexto, a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário e os dados foram interpretados à Luz da Análise Textual Discursiva. As análises revelam que as participantes possuem um conhecimento sobre o que são TDIC e como pontos positivos evidenciam que as TDIC podem ser utilizadas como estratégia de ensino dinâmica, interessante nas práticas de ensino. Os pontos negativos destacam a falta de capacitação de professores para o trabalho com as TDIC, bem como a utilização sem objetivos específicos de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Educação Superior.

Abstract
Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are present in society and are part of the individuals’ daily life, especially in classrooms. Based on this scenario, a new meaning in the teaching and learning process is fundamental. The use of TDIC as a teaching strategy enables the teacher to develop several pedagogical activities, mainly in the University Education context. Thus, the objective of this article is to analyze the perception of future pedagogues about the knowledge they have about TDIC as well as to analyze the positive and negative points regarding the use of TDIC in teaching practices. The research subjects are students from the Pedagogy Degree course at a private college in the state of Paraná. In this context, data collection was carried out through a questionnaire and the data were interpreted in the light of Discursive Textual Analysis. The analyzes reveal that the participants have a knowledge of what TDIC is and how positive points show that TDIC can be used as a dynamic teaching strategy, interesting in teaching practices. The negative points highlight the lack of teacher training to work with TDIC, as well as the use without specific learning objectives.

Keywords: Teaching. Digital Information and Communication Technology. College education.

Biografia do Autor

Sidney Lopes Sanchez Junior, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011); Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2018). Especialização em Educação Infantil, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica. Atualmente é pedagogo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, pedagogia histórico crítica e educação infantil, alfabetização. Atuou como professor da Educação Infantil (2009-2012); Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2012-2018). Coordenador da Educação Infantil na cidade de Cornélio Procópio- PR (2013); Orientador Educacional na Escola Municipal Professora Alice Corrêa Diniz (2017-2018).
Patrícia , Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010). Trabalhou na Escola "Rui Barbosa" de 2006 a 2010. Especialista em Neuropsicopedagogia, Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil. Atualmente é estatutário da Prefeitura do Município de Cornélio Procópio, Atuou como Coordenadora Pedagógica no período 2013 e 2014 no Centro Municipal de Educação Infantil "Mário Eduardo Lotti". Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil. Mestre em Ensino da UENP CCP / PPGEN. Pesquisadora na área da Tecnologia para o desenvolvimento da Cognição Numérica.

Márcia, https://orcid.org/0000-0003-3323-8771

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, linha de formação em Programação Matemática, com pesquisa em otimização de grade horária escolar, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2015). Especialista em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cecília (2012). Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPR (2011). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UniJales (2017). Desde 2016 é membro da comissão científica do EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Atualmente é técnica administrativa da UFPR, lotada na Secretaria Acadêmica dos Cursos, no Campus Avançado em Jandaia do Sul. É vice coordenadora do curso Alcance, que oferta gratuitamente aulas de matemática, para preparação de concursos e vestibulares. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática nas séries iniciais. Área de Interesse: Formação de professores para o ensino de Geometria e Matemática, ensino de Geometria nas séries iniciais, o uso de tecnologias digitais para o ensino de Geometria e otimização de grades horárias escolares ( School timetabling problem).

Publicado
2020-12-17
Seção
Artigos