Contribuições Freireanas no Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: da Proposta À Prática dos Professores

  • Neomar Lacerda da Silva Secretaria de Educação da Bahia - SECBA
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA

Resumo

Este artigo discute as contribuições dos estudos de Paulo Freire no ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos, e tem como objetivo analisar e descrever como, e em quais situações os pressupostos freireanos presentes na Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (2007) da rede municipal de Vitória da Conquista – BA influenciam a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática. Consiste numa investigação com abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram analisadas: a proposta pedagógica, a observação da prática de quatro professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos e o grupo focal. A análise da proposta revelou que os pressupostos freireanos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. As aulas observadas foram organizadas com uma temática significativa, que se inicia no campo da oralidade, da mobilização dos conhecimentos anteriores dos alunos, na leitura e reflexão da realidade e na tendência de aproximação no estudo dos conteúdos de Matemática. Nos encontros do grupo focal, ficou evidente que tal proposta está fundamentada nos pressupostos freireanos, reiterando a importância da construção cotidiana e coletiva da ação pedagógica, tendo os pressupostos destacados como elementos propulsores na construção do conhecimento matemático.   

Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Secretaria de Educação da Bahia - SECBA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA. 

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7472763801791486

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA

Doutora em Educação pela “Universidade Federal de São Carlos” (UFSCAR). Professora titular da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Integrante do Grupo de Pesquisa “Grupo de Pesquisas em Matemática, Estatística e em Ciências” (GPEMEC/ UESC/ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM).

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/1085573737741686

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 2006.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº. 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2007a.

______. Educação matemática de jovens e adultos: discurso, significação e constituição de sujeitos nas situações de ensino-aprendizagem escolares. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.) Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007b. p. 225-240.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996.

GERDES, P. Etnomatemática e Educação Matemática: Uma panorâmica geral. Quadrante, Revista Teórica e de Investigação, Lisboa, v. 5, n. 2, 1996.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SILVA, N. L. Pressupostos freireanos nas práticas pedagógicas de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 221f. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus – BA, 2014.

SILVA, N. L.; COUTO, M. E. S. Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos/EJA: Contribuições dos Estudos de Paulo Freire, da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 07, 2013, Montevideo, Uruguay. Anais... Montevideo: Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. 1 Pendrive.

SILVA, N. L.; COUTO, M. E. S. Os pressupostos freireanos e o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: a proposta, o discurso e a prática dos professores In: I SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM GRUPOS COLABORATIVOS E COOPERATIVOS/I JORNADA DE ESTUDOS DO GEEM: 10 ANOS, 11, 2014. Anais... : Vitória da Conquista – BA: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014, CD.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

______. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

VITÓRIA DA CONQUISTA, Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos: Vitória da Conquista: SMED – Núcleo Pedagógico, 2007.

Publicado
2016-07-06
Seção
Artigos