Quadriláteros: uma sequência didática construída com recursos da Teoria das Situações Didáticas

  • Cileide Teixeira da Silva Polli Prefeitura Municipal de Londrina. PR, Brasil.
  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7974-0818
  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Resumo

Este artigo descreve parte de uma dissertação de mestrado já concluída que investigou possibilidades de um trabalho didático em Geometria. Teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no conceito de quadriláteros, referentes às ideias de paralelismo e perpendicularismo. A partir deste propósito, apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática sobre polígonos, com ênfase na construção de situações adidáticas. A sequência foi elaborada com base em descritores da Prova Brasil e serviu como um dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa. A pesquisa se enquadra no perfil qualitativo, do qual participaram dezessete alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Londrina. Os resultados permitem observar a importância do protagonismo do professor e do aluno no processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave: Quadriláteros. Sequência didática. Situações Didáticas e Adidáticas.

Abstract

This paper describes part of an already concluded master's thesis which investigated the possibility of a didactic work in Geometry. It aims to present the results of one of the moments of this work: the implementation of a didactic sequence on polygons, with emphasis on the construction of didactic and adidactic situations. The sequence was elaborated based on descriptors from Prova Brasil and served as one of the data collection instruments of the research. The participants, in addition to the teacher-researcher, are part of a class formed by seventeen students who attend the 5th grade of elementary school, which is part of the municipal department of education in Londrina city, Paraná state. Its results allow us to observe the importance of teacher and student protagonism on the process of knowledge construction.

Keywords: Polygons. Didactic Sequence. Didactic and Adidactic Situations.

Biografia do Autor

Cileide Teixeira da Silva Polli, Prefeitura Municipal de Londrina. PR, Brasil.

Docente dos Anos Iniciais,  Docente de Matemática Educação Básica, Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente de Matemática, Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Docente do Pro´grama de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNIAN

Publicado
2020-10-03
Seção
Artigos