Trabalho Docente com Estatística nos Primeiros Anos de Escolarização: um Estudo de Caso

  • Cíntia Poffo Universidade Regional de Blumenau, Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de BlumenauUniversidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Doutora em Engenharia de Produção.
  • Viviane Clotilde da Silva Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Doutora em Educação para Ciência

Resumo

O letramento estatístico pode ser desenvolvido desde os primeiros anos de escolarização, envolvendo o contexto de brincadeira e de vida. Também, a análise e apresentação de dados que pode tomar como base a perspectiva de organização que as crianças já têm em mente. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo analisar como é realizado o trabalho com estatística no pré-escolar e no primeiro ano do Ensino Fundamental em um município do interior de SC, com o intuito de, na continuação da pesquisa, desenvolver uma proposta de intervenção do no que se refere ao ensino de estatística, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse é um estudo do tipo descritivo de análise qualitativa, sendo todos os professores da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental que atuam na rede municipal em questão, entrevistados por meio de um questionário semiestruturado. A análise das entrevistas indica que os professores identificam a necessidade de desenvolver um trabalho que tenha como ponto de partida temáticas de interesse e do cotidiano das crianças. Também evidencia a importância de se conhecer verticalmente o currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de modo a resgatar os conhecimentos prévios e então construir novos, com base nas conexões que as crianças conseguem estabelecer.

Palavras-chave: Letramento estatístico. Prática docente. Resolução de problemas.

Abstract

Statistical literacy can be developed from the first years of schooling, involving the context of play and life, and the analysis and presentation of data can be based on the organizational perspective that children already have in mind. In this context, this work aims to analyze how work with statistics is carried out in pre-school and in the first year of elementary school in a city in the interior of SC, with the intention of, in the continuation of the research, developing an intervention proposal regarding the teaching of statistics, in the first year of elementary school. This is a descriptive type study of qualitative analysis, with all pre-school and first-year elementary school teachers working in the municipal network in question, interviewed using a semi-structured questionnaire. The analysis of the interviews indicates that the teachers identify the need to develop a work that has as a starting point themes of interest and the daily lives of children. It also highlights the importance of vertically learning the curriculum for Early Childhood Education and Elementary Education, in order to rescue previous knowledge and then build new ideas based on the connections that children are able to establish.

Keywords: Statistical literacy. Teaching practice. Problem solving.

Biografia do Autor

Cíntia Poffo, Universidade Regional de Blumenau, Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Mestranda do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Doutora em Educação para Ciência

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Publicado
2020-10-03
Seção
Artigos