Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível. VERIFICAR ARQUIVO
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

(Artigos que não atenderem as normas de publicação serão automaticamente recusados)

1 Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados em outro periódico ou coletânea no país. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

Primeira Etapa: seleção dos artigos pelo Conselho Editorial segundo critério de relevância, adequação às diretrizes editoriais e normas da revista;

Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por no mínimo dois consultores “ad hoc”, de forma cega, isto é, sem o conhecimento dos nomes por parte dos pareceristas e dos autores. No caso dos pareceres não serem conclusivos, ou divergentes, o artigo é enviado a novos pareceristas. Sendo que a aceitação final é de responsabilidade do Conselho Editorial.

1.1  Línguas: São aceitos trabalhos redigidos em inglês, português ou espanhol.

1.2  As submissões devem ser realizadas somente por meio do site da revista

2      Tipos de Colaborações Aceitas pela Revista: são aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

2.1 Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. As publicações de caráter científico devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo e Palavras-chave; Abstract e Keywords; 1)Introdução; 2)Material e Métodos; 3)Resultados e Discussão; 4)Conclusão; e Referências.

2.2 Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Deve conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; 1)Introdução; 2)Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); 3)Conclusão; e Referências.)

3 Forma de Apresentação dos Artigos

3.1 Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12.  A página deverá serem formato A4, com formatação de margens (3 cm). O artigo não deve ultrapassar 25 páginas.

3.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

3.2.1 Folha de rosto personalizada contendo:

• Título em português e inglês

• Nome de cada autor, seguido por afiliação institucional, titulação por ocasião da submissão do trabalho e e-mail de contato.

3.2.3 Resumo em português de acordo com as normas da ABNT (mínimo de 200 e máximo de 250 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado; e Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5). O resumo deve iniciar com a problematização, seguido dos objetivos, metodologia, resultados e finalização com a conclusão. 

3.2.4 Abstract e Keywords. O Abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Keywords, compatíveis com as palavras-chave.

3.2.5 Texto de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de colaboração.

•As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas ABNT NBR 10520Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação / ago. 2002), adotando-se o sistema autor-data. Ex.:

Barcellos et al. (2017) encontram...

... fatores de risco (MORAES; SILVA, 2018) ...

... com problemas urinários de suínos” (LIEBHOLD et al., 2020, p.20).

3.2.6 Materiais Ilustrativos

Tabelas, com as respectivas legendas. As tabelas devem ser formatadas no sentido retrato e não em paisagem. Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto. As legendas e o título devem ser autoexplicativa.

Gráficos devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração, na forma de tabela.

Figuras devem ser gravadas em extensão *.JPEG, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi.

3.2.6 Referências (NBR 6023 – Informação e Documentação - Referências - Elaboração / 2018). Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, não enumerada.  Todos os autores e obras citados no corpo do artigo devem constar nas referências. Para cada trabalho referenciado deve ser separado do seguinte por 2 (dois) espaços.  

A seguir, alguns modelos de referências dos principais tipos de documentos:

 

3.2.6.1 Artigos em periódicos

NELSEN, R.J.; WOLCOTT, R.B.; PAFFENBARGER, G.C. Fluid exchange at the margins of dental restorations. J. Am. Dent. Assoc., v.44, n.3, p.288-295, 2018.

 

DE MUNCK, J. et al. Effect of water storage on the bonding effectiveness of 6 adhesives to Class I cavity dentin. Oper. Dent., v.31, n.4, p.456-465, 2016.

3.2.6.2 Livros

MCCABE, J.F.; WALLS, A. Applied dental materials. 8th ed. Oxford; Malden, MA: Blackwell Science, 2018.

PELCZAR JUNIOR, M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 2016.

3 Direitos Autorais

Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Contato com Equipe Técnica das revistas: cientifica@unopar.br e editora@unopar.br

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.