Um Instrumento de Mensuração de Carga Mental Aplicado em uma Turma de Graduação do Curso de EAD do Departamento de Gestão da Informação da UFPR – Estudo de Caso
Resumo
Dentro do contexto da ergonomia, este artigo discute o conceito e técnicas de mensuração de carga mental apresentados na literatura. Esta discussão teórica sustenta a questão principal deste trabalho: a carga mental na disciplina de EAD. Para tanto foi analisada a primeira turma, com uma disciplina totalmente em EAD do curso presencial de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. A análise contou com a avaliação de questionário de NASA-TLX a respeito da disciplina cursada em EAD. Destaca-se na conclusão a dificuldade em relação à exigência mental, nível de realização e nível de esforço.
Publicado
2016-03-24
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.